VI - CHOCOLATE. UMA TENTAÇÃO!

 

O Chocolate é uma guloseima, mas também um alimento com vitaminas (A, E e do grupo B), minerais, (potássio, fósforo e magnésio), antioxidantes (polifenóis) e uma substância que ajuda a melhorar o humor: a feniletilamina.


1. Gostos e muita variedade!

Para cuidar da linha.
É melhor optar por chocolates pretos com elevada concentração de cacau (72%,75%,90% ou inclusive de 99%, mas este é bastante amargo) pois são os que menos calorias contêm.

Os melhores para fazer sobremesas.
Apesar de qualquer chocolate se poder derreter para ser utilizado numa sobremesa, os melhores são os de culinária porque derretem de forma homogénea e são fáceis de trabalhar. Há, também, sem açúcar.

Para gourmets.
As novas combinações de chocolate com baunilha de Madagáscar, canela, tiramisú, creme catalão ou mousse de trufa, são perfeitos para paladares especiais.

Para cozinheiros atrevidos.
Utilize o cacau em pó para dar um sabor especial muito original aos guisados de perdizes, codornizes e, até, de carne de porco. Por isso, junte-o aos guisados como tempero.

Para surpeender.
Deixe os seus convidados de boca aberta: dê-lhes de sobremesa chocolate com pimenta ou o surpreendente chocolate com gin tónico!

Bom para as crianças.
O chocolate branco e o chocolate de leite contêm cálcio, mineral muito importante para o desenvolvimento dos ossos. Além disso, estes sabores mais doces encantam as crianças. Os chocolates com recheios de sabor a fruta (sobretudo morango e banana) fazem as delícias das crianças.

Fonte de energia para desportistas.
Os chocolates com frutos secos (amêndoas ou avelãs), são os melhores para recarregar a energia perdida. Aos nutrientes do chocolate somam-se as vitaminas e os ácidos gordos cardiosaudáveis que os frutos secos contêm.

Truques para derreter o chocolate.
Derreter o chocolate é uma arte. Para que fique perfeito, faça-o em recipientes de metal, em banho-maria, mas sem deixar que a água comece a ferver (para evitar que queime) e sem que o salpique porque ficará mais duro. Para acentuar o seu sabor, junte uma pitada de sal.


2. Uma receita muito original. 
Chupa chupas de chocolate.

Derreta chocolate de culinária e faça montinhos sobre papel de alumínio ou vegetal. Pressione-os com uma colher de sopa para lhes dar uma forma redonda, coloque um palito e caramelos ou gomas à superfície. Deixe solidificar. As crianças adoram e não só, os adultos também!


3. Quatro passos para fazer chocolate quente.

» Aquecer a água numa panela.
(Ou leite se fizer à francesa).
Quando estiver quente, retirar do lume e dissolver o chocolate.

» Pôr novamente ao lume e aquecer.
Quando começar a ferver, retirar, e quando deixar de borbulhar, pôr outra vez ao lume.

» Quando voltar a ferver, retirar.
Com estes três passos de fervura, o chocolate deverá ter ficado suficientemente denso e cremoso.

» Deitar nas chávenas e servir.
Para tomar chocolate vienês deverá ser preparado “à francesa” (com leite) e juntar natas semi-batidas e açucaradas à superfície do chocolate.


4. Outra receita divina!
MIL-FOLHAS DE CHOCOLATE
Ingredientes/4 Pessoas

250 g de chocolate de culinária – 3 dl de natas – 125 g de açúcar glacé – 1 laranja – sal – pimenta moída.

1. Cortar o chocolate e aquecer numa panela em banho-maria. Depois de derretido, espalhar com a ajuda de uma colher sobre uma superfície plana forrada de com papel vegetal. Depois, formar círculos com 10 cm de diâmetro.
2. Antes do chocolate solidificar, polvilhar os discos com um pouco de sal e pimenta rosa moída. Deixar repousar num lugar fresco até endurecer completamente. (10 minutos aproximadamente). Depois, com a ajuda da lâmina da faca, retirar os discos do papel e reservar num prato.
3. Utilizar a batedeira para bater as natas com o açúcar glacé até ganharem consistência. Ralar e polvilhar por cima. Montar os mil-folhas alternando as bases de chocolate com as natas (o ideal é pôr 3 discos no total). Decorar com uma noz de natas e algumas folhinhas de menta.

Calorias: 369
Tempo: 15 minutos.