IX - MARISCOS ,,, SAIBA MAIS

MARISCOS

Sabe como cozinhá-los para que fiquem perfeitos?

» Como cozê-los: devem ser cozidos em água com bastante sal (60 g de sal por litro de sal). Se o marisco está vivo, deve ser colocado em água fria e o tempo de confecção deve ser contado desde o início da fervura. Mas se o marisco está morto, deve ser posto em água a ferver e o tempo contado desde que volte a ferver.
» Tempos de confecção: o lavagante deve ser cozido entre 20 e 30 minutos, dependendo do tamanho. A sapateira e as santolas, entre 15 e 20, de acordo com o seu tamanho. A lagosta demora 20 minutos. Os camarões 2 e as gambas 1 minuto. As navalheiras, entre 5 e 7, dependendo do tamanho. Os percebes estão prontos num minuto e meio.
» Conchas: melhor ao vapor. As amêijoas e o berbigão são colocados numa panela em lume forte com um pouco de água e, quando abrem, estão prontos para comer. Se alguma concha não abrir ou se encontra danificada, deve ser deitada fora.
» Na grelha. Para preparar gambas, camarão ou lagostas é importante que a grelha esteja muito quente. Põe-se um pouco de azeite e grelham-se os mariscos (praticamente) voltar e voltar. Retiram-se e temperam-se com sal grosso.

Boa ideia: Para acompanhar os crustáceos cozidos prepare um molho delicioso num instante misturando maionese com ketchup, endro ou cebolinho picados.

Sabe como descongelar bem o marisco?
Se vai prepará-lo cozido, o marisco não requer descongelação, pois pode ser fervido directamente em água com sal. Se vai cozinhá-lo no forno ou na grelha, ponha-o a descongelar no frigorífico, na véspera, colocado num tabuleiro sobre uma rede para que a água que libertar não fique em contacto directo com o alimento.

Txangurro: sabe fazer?
1.Cozer as santolas ou o lavagante em bastante água salgada a ferver e refrescar em água fria com gelo.
2.Refogar cebola, cenoura, alho-porro e tomate. Juntar a carne desfiada da santola. Incluir um pouco de peixe fumado e um cheirinho de vinho branco.
3.Rechear as carapaças de santola com a mistura e, a seguir, polvilhar a superfície com pão ralado.
4.Gratinar no forno até que toste à superfície. Retirar do forno e polvilhar com um pouco de salsa. Servir quente.